domingo, 31 de maio de 2009

Notícia da Ouvidoria - 29.04.09

Ouvidoria realiza curso para servidores

O Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão e do Planejamento dos Estados e do Distrito Federal (PNAGE), coordenado pelo Ministério do Planejamento e Gestão e com participação dos estados e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), aprovou projeto da Ouvidoria Geral do Estado que prevê a realização de dois novos cursos na área.
Voltados para servidores e cargos comissionados que atuam na Rede de Ouvidorias do Executivo Estadual, os cursos “A Ouvidoria Pública com Ênfase na Comunicação” e “Gerenciamento de Reclamações em Ouvidoria” terão carga horária de 16 horas/aula cada um e acontecerão em agosto de 2009 e abril de 2010, respectivamente.
Para a ouvidora geral do Estado, Karla Júlia Marcelino, a aprovação vai assegurar um passo importante na profissionalização das equipes. No calendário regular, a Ouvidoria Geral, em parceria com a Secretaria de Administração/Escola de Governo, já oferece os cursos “Gestão de Ouvidoria”, “Implantação e Gestão em Ouvidoria”. Ao longo dos dois últimos anos, a Ouvidoria Geral realizou cinco cursos onde foram capacitadas 232 pessoas.
Ainda dentro da linha de ação voltada para a capacitação de pessoal, a Ouvidoria Geral realizará, entre os dias 18 e 29 de maio, o curso “Redação Oficial- o Texto e o Contexto”. As aulas acontecerão na Sala de Treinamento do Instituto de Recursos Humanos (IRH), das 13h30 às 17h. De acordo com a professora de Português Maria da Conceição Borba de Albuquerque, o curso teve o conteúdo adequado ao perfil da clientela a ser atendida.
“Há uma necessidade de interpretação de texto, de se trabalhar a reescrita da informação pelo fato de serem ouvidores”, adiantou. Para Karla Júlia Marcelino, a capacitação em Língua Portuguesa terá como consequência uma melhor qualificação do conteúdo das demandas geradas pela sociedade. “A interpretação fidedigna da informação ajudará até na resolução das manifestações encaminhadas pelos cidadãos”, destacou.
A Ouvidoria Geral do Estado está vinculada à Secretaria Especial de Articulação Social - SEAS. É responsável pela coordenação da Rede de Ouvidorias do Poder Executivo atualmente com 48 unidades implantadas. Ela está localizada no térreo da SEAS (Rua Vigário Tenório, 213, Bairro do Recife), onde realiza atendimento presencial.
Os cidadãos (população e servidores estaduais) também podem recorrer à Ouvidoria através do 0800.281.2900 ou pela internet (ouvidoria@seas.pe.gov.br ou www.ouvidoria.pe.gov.br) para o encaminhamento de suas demandas (reclamações, solicitações, elogios, sugestões, informações ou denúncias) relativas à prestação de serviços do Governo do Estado.

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